Sunday, October 28, 2007

Mantorras joga Paintball


Pedro Manuel Torres, mais conhecido como Mantorras, joga paintball. Esta notícia pode parecer insignificante mas teve direito a um destaque na minha Bíblia de informação: a Dica da Semana. E se a Dica da Semana diz que é importante que Mantorras tenha trocado as bolas de futebol por bolinhas de tinta, eu acredito.
E Mantorras merece divertir-se pois a sua vida tem sido um mar de desgraças. Tudo começou quando era criança em que se queimou e passou a ser então chamado de Mano Torras (torrado em angolano), dando origem à sua alcunha actual. Depois iniciou a sua carreira de jogador de futebol profissional em Angola no Progresso do Sambizanga. Ainda se tivesse sido no Sporting de Cabinda mas Sambizanga...Como se isto tudo já não fosse desgraça suficiente, Mantorras veio para Portugal para jogar no Alverca e antes de rumar ao Benfica esteve com a camisola do Sporting vestida no gabinete de José Roquette. Devido à polémica relativa à sua transferência do Alverca para o Benfica viu-se envolvido no caso Mantorras. Mas o rol de desgraças continua…Podia ter tido uma carreira invejável, mas uma cruel lesão no joelho, desfez esse sonho. E como um mal nunca vem só Mantorras podia ter recuperado mas devido a um ex-médico do Benfica que permitiu que o jogador jogasse ainda por recuperar, o seu estado tornou-se crítico. Mas ainda há mais! Foi apanhado a conduzir com uma carta angolana, inválida em Portugal e teve de ir a tribunal. Depois escreveu um livro com acontecimentos bastante importantes da sua vida, tais como o dia em que chorou compulsivamente, depois de ter sido o único jogador do plantel encarnado a não ter sido convidado para um almoço em que o restante grupo marcou presença. E a cereja no topo do bolo das desgraças foi Nuno Graciano ter feito uma partida a Mantorras num programa de Apanhados que correu muito mal e acabou com Mantorras a chorar e a implorar: “Por favor não faça mal à minha família!”
Mas não se pense que este homem é um “pobre de Cristo”. Também há coisas positivas na vida de Mantorras: é muito acarinhado pelos adeptos benfiquistas com Alzheimer que o confundem com o Eusébio e o antigo cinesioterapeuta do Benfica baptizou uma máquina de musculação com o nome de Pedro Mantorras.
Mas voltemos ao paintball: Mantorras não pode jogar futebol mas pode jogar paintball?
Mantorras disse que começou a jogar paintball por convite de Petit e que lhe aliviava o stress. Realmente ficar sentado num banco a ver o Benfica a jogar pode levar qualquer pessoa a ter um esgotamento nervoso. A minha teoria é a de que a língua continua a ser um problema para Mantorras e quando Petit lhe perguntou se ele queria fazer paintball, Mantorras percebeu pintabola e pensou que eram aulas de expressão artística para pintar bolas. Quando percebeu do que realmente se tratava teve medo de voltar atrás porque ninguém brinca com o Petit!
Pensei que Mantorras até tinha saído beneficiado desta confusão porque aproveitava o paintball para exercitar o seu joelho mas afinal não. Mantorras afirmou que o divertido de jogar paintball é Luisão que “como é muito alto, tem dificuldade em esconder-se e eu farto-me de rir.” E esta hein?

No comments: